A dança desenvolve a coordenação motora, melhoria da postura, integração social, superação da timidez e também tem sido recomendada por diversos profissionais da área da saúde para liberar as tensões do dia a dia.

Por conta disto, O Estúdio de Dança Flávia Rodrigues conta com profissionais em diversas modalidades de dança;



Ballet, Country, Dança de Salão, Dança do Ventre, Flamenco, Jazz, Sapateado e Street Dance.

Unidade PIRITUBA: (11) 3642-1360

http://www.flaviarodrigues.com.br/ [ Site ]



http://twitter.com/estudioflavia [ Micro Blog ]



http://www.flickr.com/photos/flaviarodrigues/ [ NOVAS Fotos - ATUALIZADO]

quarta-feira, 10 de março de 2010

PILATES

HISTÓRIA:

QUEM FOI JOSEPH PILATES.

Joseph Hubertus Pilates nasceu em Dusseldorf, Alemanha em 1880. Por ter sido uma criança raquítica e asmática, desde cedo interessou-se não só  por praticar, mas também em estudar as várias práticas e pedagogias físicas ao seu alcance como as artes marciais, a ioga, as técnicas esportivas ocidentais e as técnicas circenses. Nesta época também pesquisou a movimentação dos animais.

Em 1912 Pilates tornou-se boxeador e instrutor de autodefesa para detetives na Scotland Yard em Londres. Durante a 1a Guerra Mundial, Pilates foi aprisionado na Inglaterra num campo para "estrangeiros inimigos", onde continuou a desenvolver o seu método com os seus colegas de confinamento.

Para poder aplicar o seu método a pacientes acamados, muitos deles soldados alemães feridos de guerra, Pilates acoplou molas às camas com o objetivo de dar assistência à execução dos exercícios. Estes dispositivos de assistência ao movimento, aperfeiçoados ao longo da sua vida, deram origem aos aparelhos que conhecemos hoje. O que torna estes aparelhos distintos dos aparelhos usados em academias é justamente este propósito de, antes de tudo, dar assistência ao desempenho de um determinado exercício. 
Após o término da guerra ele voltou à Alemanha. Neste período ele começou a sua duradoura e profícua relação com a dança. Em 1926, com 46 anos de idade, após declinar um convite para aplicar seu sistema de condicionamento físico ao treinamento do exército alemão, emigrou para os Estados Unidos. Durante a viagem de navio conheceu Clara, sua futura mulher. Assim que chegou à Nova Iorque abriu o seu estúdio de condicionamento físico.

Quando Joseph Pilates morreu em 1967, com a idade de 87 anos, o seu método, apesar de já ser muito praticado pela comunidade de dança, ainda não tinha alcançado a popularidade que tem hoje. Foi somente após a abertura de um estúdio, nos anos 70, em Beverly Hills, muito freqüentado pelas celebridades de Hollywood, por um de seus discípulos, o bailarino Ron Fletcher, que o método começou a ganhar o mundo. Como o próprio Pilates dizia, seu método estava 50 anos à frente do seu tempo.

JOSEPH PILATES E A DANÇA.

Quando Pilates morreu, seu método era intensivamente praticado por toda a comunidade da dança nos Estados Unidos. Seu primeiro contato com a dança aconteceu na Alemanha, após a 1a Guerra Mundial, através de Rudolf Von Laban, um dos inventores da dança moderna alemã.

Já na década de trinta, seu estúdio em Nova York era freqüentado tanto pelos bailarinos de George Balanchine, criador do New York City Ballet, como pelos bailarinos Ruth St. Denis, Ted Shawn e Martha Graham, pioneiros da dança moderna americana. A técnica da bailarina Hanya Holm inclusive incorporava exercícios pilateanos. Na década de quarenta Pilates deu aulas em Jacob's Pillow.

Muitos dos principais discípulos de Pilates que deram continuidade ao seu trabalho foram bailarinos. Eve Gentry, Romana Kryzanowska, Robert Fitzgerald, Ron Fletcher, que foi bailarino de Martha Graham, e Bruce King, que foi bailarino de Merce Cunningham e Alwyn Nikolais, são alguns deles.

Aqui no Brasil, a dança também foi à porta de entrada para a obra de Joseph Pilates, através das bailarinas Alice Becker Denovaro, na Bahia, em 1991, e Ruth Rachou, em São Paulo, em 1993. Daniela Stasi, ex-aluna de Ruth Rachou e ex-bailarina da companhia de Martha Graham foi à primeira professora a dar uma aula de pilates na Escola de Dança Ruth Rachou.

PILATES HOJE.

Atualmente encontramos várias leituras do trabalho de Joseph Pilates. Ele, quando morreu, não deixou nenhum testamento e cada um de seus discípulos foi desenvolvendo o seu próprio entendimento do legado pilateano. O próprio Joseph Pilates, através de suas pesquisas, permanentemente modificava o seu trabalho. Mesmo aqueles que se dizem detentores de uma suposta versão "pura" também já acrescentaram algumas inovações aos 34 exercícios originais.

As aulas de pilates, preparatórias para os cursos de dança na Escola de Dança Ruth Rachou, são fundamentadas na obra de Joseph Pilates, mas dentro do mais verdadeiro espírito pilateano, incorporam os novos conhecimentos que somam ao legado de Joseph Pilates.

PILATES BALL

Estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado. Além disso, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e melhora a coordenação motora.

A aula pode ser feita por qualquer indivíduo, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos.

O Pilates Ball é baseado em exercícios rítmicos de força e alongamentos e com bastantes trabalhos concêntricos e excêntricos de abdômen e músculos lombares executados pelo praticante nunca passivamente. Você controla seu equipamento (A BOLA) executando os exercícios e assim fortalecendo e massageando seu corpo, evoluindo de acordo com sua capacidade individual.

PILATES BALL

  • CORRIGE A POSTURA
  • AUMENTA A RESISTÊNCIA FÍSICA E MENTAL
  • FORTALECE A MUSCULATURA
  • MELHORA COORDENAÇÃO MOTORA
  • AUMENTA A FLEXIBILIDADE
  • ALIVIA AS TENSÕES
  • TRABALHA A RESPIRAÇÃO
  • PROMOVE RELAXAMENTO

    AULAS EM BOLA  E  SOLO – MÁXIMO 8 ALUNOS

    DURAÇÃO DA AULA – 1 HORA

    VALOR - 60,00 reais 1 vez por semana

                 110,00 reais 2 vezes por semana

Novas Turmas

 

DANÇA DO VENTRE SÁBADO 11:00 H.
FLAMENCO SÁBADO 11:00 H
SAPATEADO INFANTIL 3ª E 5ª – AS 16:00 H (EM FORMAÇÃO)
PILATES BALL 4ª E 6ª das 10:00 às 11:00 h / 3ª E 5ª das 15:30 às 16:30 h
4ª das 19:00 às 20:00
5ª das 20:00 às 21:00 h
ZOUK 3ª das 20:00 às 21:00 h
SAMBA – ROCK 3ª das 21:00 às 22:00
DANÇA DE SALÃO 2ª E 4ª das 19:00 às 20:00 h
2 e 4ª das 21:00 às 22:00 h
3ª e 5ª das 20:00 às 21:00 h